Um quarto dos haitianos pede trabalho para poder retomar um ritmo de vida normal. Mostram pouca confiança na capacidade do governo de reconstruir o país
Um quarto dos haitianos pede trabalho para poder retomar um ritmo de vida normal. Mostram pouca confiança na capacidade do governo de reconstruir o paísO emprego deve ser o primeiro passo na reconstrução do país, pedem os haitianos, segundo um recente inquérito financiado pela organização internacional Oxfarm. O estudo realizado junto de 1723 pessoas prova que o emprego está no topo da tabela de necessidades (26 por cento); seguem as escolas (22 por cento) e o alojamento (10 por cento). Os haitianos não querem caridade, querem trabalhar, educar os seus filhos e fazer com que tenham um tecto para se abrigar à noite. a comunidade internacional deveria conseguir fazê-lo, afirma Marcel Stoessel, responsável pela missão da Oxfarm, no Haiti.
a população interrogada mostra pouco confiança na capacidade do governo haitiano em liderar o processo reconstrução do país, debatido esta semana em Nova Iorque. Julgam que um governo estrangeiro seria mais capaz de levar a cabo a tarefa. Em relação ao apoio internacional, 60 por cento dos inquiridos consideram que a distribuição feita por Organizações Não Governamentais foi bem efectuada. 70 por cento elogiaram a intervenção realizada por governos estrangeiros, logo a seguir ao terramoto.
a organização reafirma a importância do governo local no levantamento do país. Sem ele não há reconstrução durável. O seu reforço é necessário para que as várias camadas da sociedade possam participar nos processos de tomadas de decisão e agir.