Ban Ki-moon desafia governo turcomenho, ao mesmo tempo que manifestou a disponibilidade para apoiar as autoridades
Ban Ki-moon desafia governo turcomenho, ao mesmo tempo que manifestou a disponibilidade para apoiar as autoridadesas autoridades do Turquemenistão devem centrar-se na promoção dos direitos humanos, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, na sexta-feira, ao mesmo tempo que manifestou a disponibilidade das Nações Unidas para colaborar com a nação da Ásia Central sobre esta questão crítica.
Ban discutiu os direitos humanos e outras questões globais e regionais com o Presidente do Turquemenistão, Gurbanguly Berdimuhamedov, na capital, ashgabat, a primeira paragem numa digressão por cinco países que levará o chefe da ONU também ao Quirguistão, Uzbequistão, Tajiquistão e Cazaquistão.
Pedi ao governo que cumpra com todas as obrigações da lei internacional dos direitos humanos e muitos dos tratados dos quais é signatário, explicou o secretário-geral, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente. E sublinhei a disponibilidade da ONU para dialogar com o Governo para o mútuo respeito dos direitos humanos, acrescentou.