Faltam duas semanas para o início da festa da homologação da reserva indígena, em Maturuca. Já está tudo preparado: alimentação, infra-estruturas e transportes
Faltam duas semanas para o início da festa da homologação da reserva indígena, em Maturuca. Já está tudo preparado: alimentação, infra-estruturas e transportesEm termo de estruturas para acolher as pessoas que irão participar podemos dizer que já está tudo resolvido, afirma Fernando Rocha. Á Fátima Missionária, explicou que apenas as estradas representam um problema. as rodovias federais – cuja manutenção é da responsabilidade do governo – são uma dificuldade a que as populações da região já estão habituadas. Diria que vamos ter os transtornos de sempre em termos de acesso, prevê o missionário da Consolata.
Para os seis dias da festa da homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol estão previstas diversas actividades. Torneios de futebol, corridas de cavalo e a apresentação da luta dos índios pelas suas terras, ao ritmo de cânticos tradicionais, vão rechear o primeiro dia. Os presentes vão poder ver numa feira os vários tipos de produtos cultivados pelas comunidades e visitar a roça, terrenos que exploram. Sentir, na própria mão, o fruto do trabalho dos povos indígenas, explica Fernando Rocha. a inauguração de uma grande igreja, toda construída pelos mesmos, será um dos pontos altos do evento, assim como a presença de Lula da Silva no Dia do Índio – 19 de abril.
O missionário realça uma particularidade do evento: a oração da manhã. É muito lindo. É sinal que o povo sabe que tudo o que tem vem da fé profunda que tiveram em Deus e do compromisso com a Bíblia e a Palavra de Deus. Destaca-se também o agradecimento aos parceiros, pessoas e instituições que foram solidários com a luta do povo indígena. Os missionários, mais do que parceiros, foram aliados que estiveram sempre presentes ao longo de décadas. Recorda-se que esta importante festa realiza-se de 15 a 20 de abril; esperam-se 18 mil pessoas.