Pouco mais de 200 euros é quanto custa limpar cada mina no território afegão. Mais podia ser feito no país onde 112 mil engenhos foram limpos em dois meses
Pouco mais de 200 euros é quanto custa limpar cada mina no território afegão. Mais podia ser feito no país onde 112 mil engenhos foram limpos em dois mesesQuase 112 mil diferentes tipos de explosivos foram destruídos nos dois primeiros meses deste ano no afeganistão. Mas muito mais poderia ser feito com recursos adicionais, insistiu esta segunda-feira um alto responsável das Nações Unidas de acção contra as Minas nesse país asiático, em antecipação do Dia Internacional que assinala esta luta por um mundo sem estes engenhos.
Custa apenas 277 dólares [cerca de 206 euros] limpar cada mina, o que na realidade não é muito caro, exemplificou Haider Reza, director do programa do Centro de Coordenação de acção contra as Minas no afeganistão.
Reza acrescentou que uma área de cerca de 600 quilómetros quadrados ainda necessita de ser limpa de minas e resíduos explosivos de guerra. a média de 120 quilómetros por ano, levará até seis anos para limpar o território afegão, num custo total de 500 mil dólares (371 mil euros).