Esta Semana que antecede a Páscoa é vivida de modo muito especial na «capital da Paixão», Braga. Iniciativas culturais juntam-se a diversos momentos religiosos
Esta Semana que antecede a Páscoa é vivida de modo muito especial na «capital da Paixão», Braga. Iniciativas culturais juntam-se a diversos momentos religiosos a edição de 2010 da Semana Santa segue um programa que, no essencial, é igual ao dos anos anteriores. Destaca-se, no entanto, a comemoração dos 300 anos da instituição e de vigência do Sagrado Lausperene nas igrejas da cidade de Braga, uma efeméride assinalada com uma exposição alusiva no Museu Pio XII. as celebrações dirigem-se a crentes, mas também a não crentes, participantes activos e simples espectadores.
Há um programa religioso que assenta em celebrações litúrgicas, celebrações típicas da devoção popular. Tem um programa com vários espectáculos musicais, incluindo o concerto do Coro e Orquestra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, exposições, como Cristo pelas minhas mãos , de Manuel Ferreira Machado. Um dos destaques culturais vai para a exposição de dois quadros da paixão de Cristo, esculpidos em chocolate e expostos no centro da cidade.