“Respeitemos a dignidade inerente e a igualdade de cada ser humano”. O apelo de Ban Ki-Moon assinala Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
“Respeitemos a dignidade inerente e a igualdade de cada ser humano”. O apelo de Ban Ki-Moon assinala Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial Incapacitar o Racismo é o tema para as comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, quando se aproxima a realização do campeonato mundial de futebol na África do Sul. Ban Ki-moon apela a aumentar esforços para combater todas as formas de racismo e discriminação racial.
Esta efeméride foi proclamada em 1966 para assinalar o 21 de Março de 1960. Nessa data, a polícia sul-africana disparou e matou 69 pessoas numa manifestação pacífica contra as leis do apartheid em Sharpeville. Na mensagem escrita no site da ONU, o secretário-geral da organização, Ban Ki-Moon, apela a uma homenagem à memória daqueles que morreram em Sharpeville e em outros incidentes racistas, redobrando os esforços para erradicar todas as formas de racismo .
Ban Ki-moon pede ainda que as boas intenções tenham tradução em leis e na vontade de as manter. acima de tudo, acarinhemos a rica diversidade da humanidade e respeitemos a dignidade inerente e a igualdade de cada ser humano , conclui Ban Ki-Moon.