Ganhar a vida defendendo o planeta é o objectivo conseguido de um programa a decorrer na Libéria. Envolve famílias pobres de zonas afectadas por conflitos
Ganhar a vida defendendo o planeta é o objectivo conseguido de um programa a decorrer na Libéria. Envolve famílias pobres de zonas afectadas por conflitos a organização Internacional para as Migrações desenvolve um projecto de promoção de empregos verdes para antigos combatentes da Libéria. O objectivo inicial era criar 200 postos de trabalho no sector da gestão de resíduos, mas prevê-se duplicar o número de beneficiados. O projecto de dez meses visa a defesa do meio ambiente e a melhoria das condições de vida das famílias pobres de Montserrado e Margibi. ambas as regiões viveram um período de 14 anos de conflito.
O projecto, financiado pelo governo alemão, também inclui campanhas de sensibilização sobre ambiente e saúde. Na primeira fase, os 200 antigos combatentes empenharam-se em acções de esclarecimento sobre higiene. a OIM conta com a colaboração das autoridades municipais e apoio do Banco Mundial. Os responsáveis pela iniciativa esperam que a formação e experiência,adquiridas com o projecto, permitam aos beneficiados deconseguirem trabalho em outros sectores como a agricultura.