Viviam sem grandes dificuldades, mas depois do terramoto tudo mudou. O desemprego e a perspectiva de um futuro pouco risonho leva muitos haitianos a querer sair do país
Viviam sem grandes dificuldades, mas depois do terramoto tudo mudou. O desemprego e a perspectiva de um futuro pouco risonho leva muitos haitianos a querer sair do paísMuito se tem falado da situação da população mais pobre do Haiti e das inúmeras dificuldades que suportam desde o terramoto. Contudo, a classe média também ficou em apuros por causa da tragédia. Para muitos dos que conseguiam manter um nível de vida confortável no país mais pobre do continente americano, a emigração é a única saída. Ficamos todos desempregados. Em todos os sectores, houve reduções drásticas de pessoal, explica um perito em história, citado pela revista Courrier Internacional.
a zona onde vivia parte dessa camada da populaçãoficou totalmente destruída. anos de trabalho e de esforço reduzidos a um monte de escombros. Neste momento, o essencial é pensar na educação das nossas duas filhas para que possam ter hipóteses de futuro, afirma um antigo jogador de futebol. O homem de 50 anos está consciente das dificuldades que terá de enfrentar. Nós, classe média, seremos esquecidos nos esforços que estão a ser feitos para ajudar os haitianos. a ajuda nacional e internacional não lhes chegará, acredita. Por isso, para muitos emigrar é a única solução, nem que seja clandestinamente.