Santo Padre recebeu 200 membros da união dos industriais e das empresas de Roma, na Sala Clementina do Palácio apostólico
Santo Padre recebeu 200 membros da união dos industriais e das empresas de Roma, na Sala Clementina do Palácio apostólicoOs caminhos mais seguros para contrastar o declínio do sistema empresarial do próprio território consistem em colocar-se em rede com as outras realidades sociais, investir na pesquisa e na inovação, afirmou o Pontífice aos empresários. aconselhou-os ainda a não praticarem uma concorrência injusta entre empresas, não esquecer os próprios deveres sociais e incentivar uma produtividade de qualidade para responder às necessidades reais das pessoas.
Bento XVI lembrou, às duas centenas de pessoas responsáveis por pequenas e médias empresas, a mensagem da sua encíclica Caritas in veritate, onde encoraja a colocar no centro da economia e da finança a pessoa humana. Para o Santo Padre o desenvolvimento, em qualquer sector da existência humana, implica também a abertura ao transcendente, à dimensão espiritual da vida, à confiança em Deus, ao amor, à fraternidade, ao acolhimento, à justiça e à paz.
O Papa reafirmou que o aumento do desemprego, especialmente juvenil, o empobrecimento económico de muitos trabalhadores e a emersão de novas formas de escravidão, exigem como objectivo prioritário o acesso a um trabalho digno para todos. Esta mensagem está defendida na encíclica social.