a edição deste ano visa o avanço constitucional e legislativo na questão da migração. No mundo, existem 214 milhões de migrantes, isto é 3,1 por cento da população mundial
a edição deste ano visa o avanço constitucional e legislativo na questão da migração. No mundo, existem 214 milhões de migrantes, isto é 3,1 por cento da população mundialGrandes problemas dos migrantes de todo o mundo serão debatidos no Fórum Social Mundial das Migrações que acontecerá no Equador. Crises globais e fluxos migratórios, direitos humanos e migração, diversidade e transformações socioculturais, servidão e exploração de seres humanos serão os quatros temas base do evento. Num tempo de crise económica e perante uma acentuação dos fluxos migratórios, o evento ganha uma importância redobrada. Subordinado ao tema Povos em movimento pela cidadania universal, decorre em Outubro de 2010.
Segundo a OrganizaçãoInternacional para as Migrações, existem 214 milhões de migrantes em todo o mundo, dos quais 49 por centosão mulheres. a américa Latinaconta com30 milhões demigrantes. No Brasil, as deslocações ligadas a serviços temporários são comuns, revela a agência adital. Devido à falta de oportunidades de trabalho, inúmeros trabalhadores brasileiros vêm-se obrigados a saírem do país, temporariamente, para trabalharem nos sectores da cana-de-açúcar, eucalipto ou algodão.