O padroeiro dos sacerdotes foi um admirável exemplo de vida cristã. Lutou para realizar o sonho de ser padre e conquistou os fiéis de ars, terra descristianizada
O padroeiro dos sacerdotes foi um admirável exemplo de vida cristã. Lutou para realizar o sonho de ser padre e conquistou os fiéis de ars, terra descristianizadaPelas 16 horas, teve início a última sessão da segunda edição das conferências de inverno, organizadas pelo Santuário de Fátima. Subordinada ao tema, Desafios para a vivência do sacerdócio hoje, a partir do Cura de ars, contou com a presença de Carlos azevedo. O bispo auxiliar de Lisboa apresentou sete tópicos importantes da vida espiritual, baseando-se no santo Cura de ars. a espiritualidade da transparência, o poder das mãos vazias, a união a Cristo, um coração transbordante de misericórdia, a provação, a espiritualidade da paróquia e a tendência para a bem-aventurança foram os pontos que orientaram a conferência.
Cura de ars, padroeiro dos sacerdotes, com sua humildade conquistou ars, uma terra descristianizada. Ele não prega muito bem, mas faz o que diz, diziam dele. Uma característica tida como a principal qualidade de um pregador. a autoridade do sacerdote vem de Jesus. No fundo, um padre não dispõe de nenhum poder senão o das mãos vazias, lembrou o bispo. O padre é a voz da Palavra. Um comunicador do Evangelho.
Para o santo, também conhecido por João Maria Vianney, a pior infelicidade era perder a capacidade de amar. Passava dias no confessionário, até 16 horas. acreditava na força do perdão divino, recordou Carlos azevedo. O padroeiro dos sacerdotespassou muitas provações, mas resistiu pela força da oração.com a sua presença, a localidade de ars transformou-se. a missa já não contava só com as fiéis mais idosas, mas sim, com todos os habitantes. Se por um lado, importa crer na beleza do ministério ao serviço da comunidade, de outro, não é menos importante a presença de um padre que se dedica totalmente à paróquia.
O santo, também conhecido por João Maria Vianney, foi um sacerdote francês e um grandioso exemplo de vida cristã. Nasceu em 1786, em Dardilly, perto de Lyon, no sudeste de França. Pertencia a uma pobre família de camponeses que valorizava a educação religiosa. apesar das dificuldades que tinha nos estudos, não desistiu do sonho de ser padre. E assim o conseguiu a 13 de agosto de 1815, data da sua ordenação. Bento XVI proclamou o ano Sacerdotal para celebrar os 150 anos da sua morte.