“Homens não sujeitos a modas culturais efémeras , mas capazes de viver autenticamente aquela liberdade que somente a certeza da pertença a Deus é capaz de dar”
“Homens não sujeitos a modas culturais efémeras , mas capazes de viver autenticamente aquela liberdade que somente a certeza da pertença a Deus é capaz de dar”Bento XVI defendeu que a profecia mais necessária é a da fidelidade, que partindo da fidelidade de Cristo à humanidade, através da Igreja e do Sacerdócio ministerial, leve a viver o próprio sacerdócio na adesão total a Cristo e à Igreja. O Papa falava aos participantes da convenção teológica subordinada ao tema Fidelidade a Cristo, fidelidade do sacerdote .
No contexto actual, de secularização difusa que exclui progressivamente Deus da esfera publica e tendencialmente também da consciência social partilhada, o sacerdote é, muitas vezes, incompreendido. Precisamente pelos aspectos mais fundamentais do seu ministério, como aqueles de ser o homem do sagrado, subtraído ao mundo para interceder a favor do mundo, constituído, em tal missão, por Deus e não pelos homens.
O Pontífice reafirmou o carácter sagrado do celibato dos padres. Ele é um sinal de consagração total ao Senhor e aos assuntos do Senhor, uma expressão da entrega a Deus e aos outros . O Santo Padre reiterou ainda o valor sagrado do celibato que, na Igreja católica, é um requisito obrigatório para a ordenação e encarado com grande consideração pelas Igrejas orientais .