Cheias e deslizamentos de terras provocaram mais de 90 mortos, mas há centenas de desaparecidos. Já vão milhares de dólares a caminho
Cheias e deslizamentos de terras provocaram mais de 90 mortos, mas há centenas de desaparecidos. Já vão milhares de dólares a caminho a Organização Mundial da Saúde (OMS) vai enviar 50 mil dólares em financiamento de emergência para o Uganda, onde as inundações e deslizamentos deixaram centenas de mortos e milhares de pessoas que necessitam de abrigo, comida, água potável e saneamento adequado, com um risco acrescido de doenças transmitidas pela água.
Os 50 mil dólares – que são 36,7 milhões de euros, ao câmbio deste dia – serão usados para adquirir bens médicos de emergência, informou a organização. Esta quantia também irá ajudar a aliviar os custos associados à relocalização das infra-estruturas ou a recrutar trabalhadores de saúde, para apoio psicossocial e formação de equipas de saúde nas aldeias.
Pelo menos 92 pessoas morreram, segundo contas oficiais, mas centenas de outras estão dadas como desaparecidas após um deslizamento de terras a 1 de Março no distrito de Bududa, perto do vulcão do monte Elgon na fronteira com o Quénia.