a doença infecciosa atinge grande parte do país. apesar dos esforços das organizações, motivos religiosos levam muitos a rejeitar a vacinação
a doença infecciosa atinge grande parte do país. apesar dos esforços das organizações, motivos religiosos levam muitos a rejeitar a vacinação a epidemia de sarampo atinge 28 dos 62 distritos do Zimbabué e continua a difundir-se pelo resto do país. Em Outubro de 2009, a Organização Mundial da Saúde contabilizou 1200 casos suspeitos, 221 confirmados e 50 mortes. a agência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e outras organizações do sector da saúde desenvolvem, em conjunto, um programa de vacinação intensiva. abrange crianças dos 6 meses aos 14 anos. No distrito de Buhera, a leste, já foram vacinadas mais de 25 mil, revela a agência Fides.
apesar da importância da vacinação infantil, muitos rejeitam-na devido a crenças religiosas. Em Nzvimbe, anciãos dissuadem o povo de recorrer à medicina e encaminham-nos para as remédios tradicionais, como banhar doentes em água santa. 30 membros de grupos religiosos, nomeadamente crianças, acabaram por morrer com sarampo. Receia-se que o número possa ser ainda mais elevado. Para contrariar a situação, a UNICEF desenvolve uma campanha de sensibilização para a importância da vacina junto das populações locais. O sarampo, apesar de ser uma doença benigna nas nações mais ricas, é causa de milhares de mortes nos países subdesenvolvidos.