a Igreja e o Papa apoiam o serviço do voluntariado, assegurou Bento XVI aos sete mil voluntários da Protecção Civil italiana, que recebeu em audiência-geral
a Igreja e o Papa apoiam o serviço do voluntariado, assegurou Bento XVI aos sete mil voluntários da Protecção Civil italiana, que recebeu em audiência-geralO Santo Padre classificou-os como uma das expressões mais recentes e válidas da longa tradição de solidariedade que tem as suas raízes no altruísmo e generosidade do povo italiano. Mais de um milhão e trezentos mil são voluntários da Protecção Civil naquele país.
Uma missão que não consiste apenas na gestão da emergência, mas sim num pontual e meritório contributo à realização do bem comum, que constitui sempre o horizonte da convivência humana, mesmo e sobretudo nos momentos de grandes provações, salientou o Pontífice citado pela Rádio Vaticano.
O modelo deste serviço concreto e voluntário a quem está em necessidade e abandonado é o bom samaritano de que fala São Lucas. Esta passagem do Evangelho ensina que o amor do próximo não pode ser delegado, refere o Pontífice. O Estado e a política, não obstante as necessárias preocupações com o bem-estar das pessoas (insistiu Bento XVI), não podem substituir o amor do próximo.