Trinta anos de história, mais de um milhão de filiados, cinco governadores e o presidente da República mais popular desde a re-democratização do país
Trinta anos de história, mais de um milhão de filiados, cinco governadores e o presidente da República mais popular desde a re-democratização do paísO Partido dos Trabalhadores (PT) ampliou a sua base eleitoral e passou a ser o partido com maior representatividade nas camadas mais pobres da população. Tal mudança teve início durante o primeiro mandato de Lula da Silva e consolidou-se no segundo. Resulta como fruto das políticas sociais e da sua própria figura carismática. Para os analistas, o partido atingiu o objectivo de tornar-se popular mas, para tanto, teve de fazer concessões ao pragmatismo.
O PT tem vivido à sombra do seu líder, o presidente Lula, até ao ponto que muitos afirmem que estamos perante o lulismo .com a eminente saída da presidência do país, alguns analistas consideram que o PT viverá uma profunda encruzilhada. Se continuar a adoptar a actual via do estatal-desenvolvimentismo, tutelando a sociedade civil, estará fadado a continuar a falar para a classe média emergente. Trata-se da maior porção do eleitorado brasileiro, que é profundamente conservadora e pragmática. Se a sucessora de Lula, Dilma Rousseff, resolver romper com essa lógica, poderá bloquear o diálogo fácil com esta classe. a ruptura com a imagem de Lula será visível. Em breve começarão as respostas a esta encruzilhada.