Este tipo de criminalidade é sintoma extremo de discriminação das mulheres. Mas a sua impunidade é o resultado mais frequente
Este tipo de criminalidade é sintoma extremo de discriminação das mulheres. Mas a sua impunidade é o resultado mais frequenteOs chamados crimes de honra são um sintoma extremo de discriminação contra as mulheres e que – incluindo outras formas de violência doméstica – constituem uma praga que afecta todos os países, notou a responsável em direitos humanos das Nações Unidas. Navi Pillay exortou os governos a combaterem a impunidade deste crime.
a realidade para a maioria das vítimas, incluindo as de crimes de honra, é que as instituições estatais falham perante elas e a maioria dos autores de violência doméstica pode contar com uma cultura de impunidade para os actos que praticam – actos esses que, muitas vezes, são considerados como crimes, e punidos como tal, se forem cometidos contra estrangeiros, afirmou a alta comissária para os Direitos Humanos.
Num comunicado emitido esta quinta-feira, antecipando o Dia Internacional da Mulher, que se comemora anualmente a 8 de Março, Pillay assinala que, tradicionalmente, tem havido algum debate em torno da questão da responsabilidade do Estado por actos cometidos na esfera privada.