Um programa presta informações diversificadas sobre os Índios do Brasil às crianças e jovens estudantes. No país, há mais de duas centenas de sociedades indígenas
Um programa presta informações diversificadas sobre os Índios do Brasil às crianças e jovens estudantes. No país, há mais de duas centenas de sociedades indígenasMaloquinha é o nome do projecto da Fundação Nacional do Índio Brasileiro (FUNaI) que dá a conhecer melhor os povos indígenas do Brasil, aos estudantes deste país continente. Vídeos, teatros de fantoches, leituras, visitas de estudo a uma exposição permanente de artesanato e auma oca indígena tradicional [habitação] são os meios utilizados para divulgar a realidade dos povos autóctones. as crianças visitantes recebem ainda um kit com material educativo. O programa pode receber até 40 alunos e decorre na sede da FUNaI, em Brasília.
De acordo com o organismo, vivem à volta de 460 mil índios no Brasil. Dividem-se por 225 sociedades indígenas e representam 0,25 por cento da população. além destes, ainda há 100 a 190 mil a viver fora das terras indígenas, nomeadamente em áreas urbanas. Pelo menos 180 línguas são faladas nas várias comunidades. Número que não inclui os idiomas falados pelos índios isolados, por não estarem em contacto com a sociedade brasileira. São cerca de 55 grupos.