Cerca de 60 pessoas morreram às mãos das forças egí­pcias desde o verão de 2007. apelo às autoridades para que o crime termine e sejam investigadas as mortes
Cerca de 60 pessoas morreram às mãos das forças egí­pcias desde o verão de 2007. apelo às autoridades para que o crime termine e sejam investigadas as mortesDezenas de imigrantes desarmados que tentaram entrar em Israel, através do deserto do Sinai, foram mortos pelas forças de segurança egípcias, desde meados de 2007. Por isto, a responsável das Nações Unidas para os direitos humanos veio pedir esta terça-feira ao Governo para pôr um fim à deplorável utilização de força letal.
a alta comissária, Navi Pillay, sublinhou a necessidade urgente de um inquérito independente ao assassinato de cerca de 60 pessoas – e o ferimento e desaparecimento de dezenas de outras – do lado egípcio do Sinai, na fronteira com Israel, desde o Verão de 2007, quando os dois países concordaram em reforçar os controlos nas fronteiras.
Muitas vezes, os migrantes perdem as suas vidas acidentalmente numa viagem em barcos sobrelotados ou na tentativa de atravessarem fronteiras terrestres remotas. Mas não sei de nenhum outro país onde tantos migrantes desarmados e requerentes de asilo parecem ter sido deliberadamente mortos desta forma por forças do Governo, rematou Pillay.