Consolados norte-americanos estão inactivos na sequência do aumento da violência no país. a droga e o combate ao narcotráfico estão na origem dos confrontos
Consolados norte-americanos estão inactivos na sequência do aumento da violência no país. a droga e o combate ao narcotráfico estão na origem dos confrontosO México foi assolado, na passada semana, por uma onda de violência relacionada com o tráfico de droga. Quatro presumíveistraficantes foram abatidos, durante um ataque a um grupo de soldados em Matamoros. Seis outros perderam a vida em confrontos na fronteira com os Estados Unidos. Um soldado morreu e dezenas ficaram feridos, de acordo com o secretáriode estado da defesa do México. Os Estados Unidos encerraram o consulado em Reynosa, por motivos de segurança. Já o consolado deMatamoros restringiu a deslocação do pessoal de nacionalidade americana para a região de Reynosa, explica a agência missionária,MISNa. O estado de Chihuahua, a norte do México, também foi palco de alguns conflitos. Em Ciudad Juárez, ocorreram 2. 500 homicídios ligados ao crime organizado, só em 2009.
O presidente do país reafirmou o empenho do governo na luta contra todos os cartéis de droga. Felipe Calderón respondeu assim às acusações sobre um alegado favorecimento de grupos de criminosos em detrimento de outros. Recentemente a amnistia Internacional manifestou-se contra os ataques repetidos aos activistas mexicanos. Defender os direitos humanos no país é perigoso, alertavam. Os casos raramente são investigados e os culpados permanecem impunes o que aumenta o clima de insegurança.