Um bispo da Indonésia constata a boa relação entre professantes de religiões diferentes na sua diocese. a comunicação entre as comunidades é essencial na vida da Igreja
Um bispo da Indonésia constata a boa relação entre professantes de religiões diferentes na sua diocese. a comunicação entre as comunidades é essencial na vida da IgrejaO diálogo é a chave que permite à Igreja local, na grande nação da Indonésia,viver e realizar as suas actividades pastorais e apostólicas com tranquilidade e segurança, considera Moa Nurak, sobre a relação islâmico-cristão. O bispo da diocese de Pangkal Pinang, que reúne várias ilhas,destacou a importância de uma boa relação com as outras comunidades religiosas, e até com os próprios líderes, na vida local da Igreja. Desta forma, as licenças para construir escolas, hospitais, centros sociais, e estruturas pastorais são nosconcedidas sem dificuldades. Para a construção de novas igrejas também nunca tivemos problemas: pedimos a autorização, seguimos as práticas burocráticas até obter a licença para a edificação, assegurou à agência Fides.
O prelado forneceu exemplos da convivência pacífica. Não há restrições na difusão de material apostólico; os líderes muçulmanos são convidadospara eventos católicos. Sobre o povo, afirma: a tribo local dos malayus, de maioria muçulmana, encontra-se e vive em harmonia com as comunidades chinesas, imigradas da China continental. Os católicos estão espalhados por todos os componentes étnicos da sociedade, sem conflitos. admite, no entanto, que a ausência de fundamentalistas e uma menor influência da comunicação social ajudama manter aboa relação.