Personalidades reuniram-se, na capital francesa, para discutir o caminho a seguir neste próximo ano de «aproximação entre culturas». a qualidade da educação é fundamental
Personalidades reuniram-se, na capital francesa, para discutir o caminho a seguir neste próximo ano de «aproximação entre culturas». a qualidade da educação é fundamental a partilha e o diálogo entre culturas são a melhor arma para construir a paz, declarou Irina Bokova, no lançamento do ano Internacional de aproximação entre Culturas, em Paris. Em 2010, pretende-se acabar com a ignorância, preconceitos e exclusões que favorecem tensões, insegurança, violência e conflitos. a directora-geral da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação,Ciência e Cultura) adiantou que a prioridade é o reforço da qualidade da educação e aposta no ensino das culturas e civilizações estrangeiras. Eventos culturais, a decorrer em vários pontos do planeta, vão contribuir para a construção de um quadro de valores comuns entre diferentes comunidades.
Este dia marca o começo de uma viagem intelectual durante a qual vamos reflectir sobre como traçar novas perspectivas sobre a paz no século XXI, afirmou. Para proceder com os trabalhos, foi constituída uma comissão que reúne personalidades do mundo político, intelectual e religioso. O grupo vai debruçar-se sobre a justiça, respeito dos direitos humanos, igualdade de género, alterações climáticas entre outras importantes questões da sociedade actual. a comissão tem por objectivo difundir uma mensagem de paz pelo mundo através dos sectores da educação, comunicação, ciência e cultura.