Milhares de hectares arroz foram devastados, outros tantos estão em risco. O fenómeno climático, El Nií±o, é o potencial responsável pela severa falta de água
Milhares de hectares arroz foram devastados, outros tantos estão em risco. O fenómeno climático, El Nií±o, é o potencial responsável pela severa falta de águaas Filipinas enfrentam fortes secas que ameaçam as colheitas dos agricultores e a segurança alimentar dos cidadãos. as terras tornadas mais áridas com a falta de chuva dificultam o trabalho agrícola; há extensas parcelas de terra não cultivada em campos de milho. Em algumas regiões do país, a situação é alarmante ao ponto de as autoridades terem decretado o estado de catástrofe natural. Pretende-se assim mobilizar com mais facilidade fundos para o sector agrícola, explica a a agência missionária MISNa.
Na região central de Visayas, cerca de 13 mil hectares de campos de arroz foram devastados pela seca. Outros 42 mil arriscam a mesma sorte se a falta de água continuar a fazer-se sentir de uma forma tão intensa. O arrozé o alimento base da Ásia, sendo que as Filipinasestão entreos maiores importadores mundiais de arroz, actualmente.
Um jornal diário do país e outras fontes internacionaisatribuiem o problema que afecta muitas regiões da Ásiaàs alterações climáticas, nomeadamente ao fenómeno El Nino. Falamos portanto de alterações significativas na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico. Estas ocorrem de forma periódica e durante vários meses e têm consideráveis efeitos no clima.