O descontentamento no país fazia prever tal revolta. Militares insurgiram-se contra as autoridades governamentais e encerraram as fronteiras
O descontentamento no país fazia prever tal revolta. Militares insurgiram-se contra as autoridades governamentais e encerraram as fronteirasO governo do Níger foi alvo de um golpe de estado na tarde de ontem. O presidente, Mamadou Tandja, e os seus colaboradores continuam desaparecidos. O facto é relatado com pouca surpresa pela comunicação social internacional. as manifestações sociais intensificaram-se, nos últimos meses, e o descontentamento era visível. O ataque já era portanto esperado e responde à intenção manifestada pelo líder de se manter no poder. O dirigente, após dois mandatos, conseguiu por meio de um referendo, permanecer em funções. Mamadou Tandja, com a alteração da constituição, é acusado de acumular mais poderes.
a União africana já condenou o golpe de estado e pediu o retorno à ordem constitucional. a Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental e o governo francês manifestaram-se no mesmo sentido. após alguns anos de prosperidade económica, o Níger enfrenta agora uma grave crise financeira, derivada da queda de preços nos mercados internacionais. O urânio é o principal elemento da sua economia, sendo o país oterceiro maior produtor mundial deste minério.