as eleições colombianas vão decorrer sob a vigilância de 60 observadores de 25 países. Os mesmos denunciam pressões e ameaças sobre o eleitorado
as eleições colombianas vão decorrer sob a vigilância de 60 observadores de 25 países. Os mesmos denunciam pressões e ameaças sobre o eleitoradoOrganizações não governamentais internacionais a actuar na Colômbia manifestam preocupação perante o clima de insegurança pré-eleitoral. Registam-se ameaças e pressões sobre o eleitorado e jornalistas. Os observadores verificaram, que nos bairros mais pobres, as populações sãocoagidasa votar no partido no poder, para que não percam subsídios públicos. Uma ameaça de forte impacto, alerta a organização internacional, Relations Center, citada pela agência missionária, MISNa.
Na região sud-ocidental de El Cauca,são abafados homicídios ocorridos por motivos políticos. as mortes não são incluídas nas estatísticas oficiais e os jornalistas são incitados a ficarem calados. O financiamento ilegal das campanhas é também motivo de preocupação. Dirigentes públicos apoiam financeiramente alguns candidatos.
a 14 de Março de 2010,decorrem as eleições legislativas. Segundo a agência italiana, aNSa, já há 948 candidatos para o Senado, 1. 533 para a Câmara de Representantes (deputados) e 57 para o Parlamento andino [que reúne aindao Peru, Equador e Bolívia]. a 30 de Maio os colombianos escolhem o seu próximo presidente. O actual, Álvaro Uribe, finaliza o seu segundo mandato. Sondagens apontam-no como o preferido dos eleitores,caso ele se apresentasse no próximo pleito.