“Com mais de mil milhões de pessoas a sofrerem de fome, o maior número na história, simplesmente não há tempo a perder”. Daí­ a aposta nos produtores rurais
“Com mais de mil milhões de pessoas a sofrerem de fome, o maior número na história, simplesmente não há tempo a perder”. Daí­ a aposta nos produtores ruraisOs pequenos agricultores e produtores rurais têm um papel vital a desempenharem na superação da fome e da pobreza global. Para isto, são necessárias novas e variadas parcerias, com particular ênfase nos interesses das mulheres, defendeu o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Com mais de mil milhões de pessoas a sofrerem de fome, o maior número na história, simplesmente não há tempo a perder, confirmou o Fundo Internacional para o Desenvolvimento agrícola (FIDa), uma agência especializada das Nações Unidas dedicada à erradicação da pobreza nas áreas rurais dos países em desenvolvimento, onde 75 por cento dos mais pobres do mundo – ou seja, 1,05 mil milhões de pessoas – ao vivo.
O crescente reconhecimento internacional do papel da agricultura e do desenvolvimento rural na redução da pobreza está a ajudar a construir a Parceria Global para a agricultura, Segurança alimentar e Nutritiva, acrescentou Ki-moon numa mensagem a uma reunião do FIDa, em Roma, referindo-se a uma proposta de parcerias público-privada para aumentar essa produtividade.