O mundo deve esperar pela estabilização da mais pobre nação americana para lhe devolver os seus cidadãos, defendem agências das Nações Unidas
O mundo deve esperar pela estabilização da mais pobre nação americana para lhe devolver os seus cidadãos, defendem agências das Nações UnidasO alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos e o aCNUR (órgão da organização para os refugiados) apelaram países do mundo a não repatriar os haitianos em situação irregular. Primeiro, devem esperar que o pequeno país da américa central consiga estabilizar-se. Só assim os cidadãos poderão regressarem segurança às suas terras de origem.
O apelo foi realizado pelas duas organizações, hoje, 12 de Fevereiro. ambas recordaram que parte significativa da população continua sem a assistência necessária. Mais de um milhão de pessoas viram as suas casas ruir e encontram-se a viver na rua. Falta-lhes o acesso a bens de primeira necessidade: água, comida e serviços de saúde. Os órfãos e crianças separadas das suas famílias continuam a ser a prioridade do momento.
No início do mês de Fevereiro, O alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, antónio Guterres, instou a União Europeia a uma presença mais activa na resolução das crises humanitárias internacionais.