apesar das inúmeras campanhas de prevenção, milhões de crianças continuam a morrer com doenças evitáveis. Centenas de milhões não têm acesso aos serviços de saúde
apesar das inúmeras campanhas de prevenção, milhões de crianças continuam a morrer com doenças evitáveis. Centenas de milhões não têm acesso aos serviços de saúdeEm cada cinco segundos morre uma criança por causa de doenças que podem ser prevenidas ou tratadas e por causa da desnutrição, recordou o observador da Santa Sé junto das Nações Unidas. Milhões de crianças são impedidas de nascer, cerca de duzentos milhões são obrigadas a trabalhar e metade destas em condições que colocam em risco a sua saúde e a sua vida, reiterou Silvano Maria Tomasi, ontem, citado pela Rádio Vaticano.
No total, há 270 milhões de crianças sem assistência médica, revelou o prelado. a malária e o HIV/Sida são os grandes males do continente africano. a primeira mata um milhão de pessoas por ano; 90 por cento no continente africano. Na África Subsariana, 22 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus da Sida. Três quartos das vítimas mortais são dessa região docentro e sul de África. Há ainda milhões de crianças a morrer com doenças evitáveis como a diarreia, sarampo, tétano. Males que podem ser facilmente prevenidos com a administração de vacinas e curados com tratamentos adequados. Hoje, 11 de Fevereiro, celebra-se o dia Mundial do doente.