areia banhada com o sangue dos mártires de Guiúa, diocese de Inhambane, une duas paróquias: a do Guiúa e a da Portela, do Patriarcado de Lisboa
areia banhada com o sangue dos mártires de Guiúa, diocese de Inhambane, une duas paróquias: a do Guiúa e a da Portela, do Patriarcado de Lisboaas paróquias de Santa Isabel do Guiúa e a de Cristo Rei da Portela, em Lisboa, têm agora um novo elemento a reforçar a sua ligação. Recorde-se que o protocolo de geminação foi celebrado em Junho de 2008.
Diamantino antunes, pároco do Guiúa, de férias em Portugal, celebrou a Eucaristia dominical na paróquia de Cristo Rei a 7 de Fevereiro. Durante a cerimónia, em nome da comunidade do Guiúa, fez a entrega de uma vasilha de barro contendo areia recolhida no local onde os catequistas mártires do Guiúa foram assassinados.
a areia ainda tingida pelo sangue dos mártires tinha sido recolhida em 1992, logo após o massacre que vitimou mais de dezenas de catequistas e seus familiares. a entrega simbólica deste punhado de areia é um testemunho da determinação e da fé dos catequistas assassinados e, ao mesmo tempo, parte importante da história do Guiúa.
Entregue nas mãos do pároco da Portela, cónego antónio Janela, o vaso foi depois colocado junto ao sacrário da Igreja geminada com o Guiúa. É uma força espiritual saber que agora está ali presente um pouco do nosso chão, do nosso sangue e da alma do Guiúa.