Em debate o futuro do território, durante dois dias. Mas Marrocos insiste em negar a pretensão de um referendo sobre a autodeterminação da região ocupada
Em debate o futuro do território, durante dois dias. Mas Marrocos insiste em negar a pretensão de um referendo sobre a autodeterminação da região ocupada a última ronda negocial sobre o futuro do Sara Ocidental, sob a égide das Nações Unidas, teve início esta quarta-feira em Nova Iorque. Os dois dias de discussões informais sobre o território disputado – onde os combates eclodiram entre Marrocos e a Frente Polisário, após a saída da administração colonial espanhola do território sariano em 1976, num processo idêntico ao de Timor-Leste -, foram convocados para armonk, em Nova Iorque.
Moderadas por Christopher Ross, representante especial do secretário-geral das Nações Unidas, as negociações realizam-se no âmbito da Resolução nº 1871 de abril de 2009, que se congratulou com o acordo das partes em avançarem com pequenas conversas informais, para prepararem para uma quinta rodada de negociações.
Esta quarta-feira, o Governo de Marrocos insistiu na impossibilidade da realização de um referendo sobre a autodeterminação do território, contrariando assim as disposições do Conselho de Segurança do ONU, que defendem essa autodeterminação e a consulta popular para a validar.