Delegados dos dois países reuniram-se para discutir a possível reabertura da estância turí­stica do Monte Keumgang e do complexo industrial de Kaesong aos turistas
Delegados dos dois países reuniram-se para discutir a possível reabertura da estância turí­stica do Monte Keumgang e do complexo industrial de Kaesong aos turistas a Coreia do Sul suspendeu as viagens para o Monte Keumgang após a morte de uma turista em Julho de 2008. Em Dezembro do mesmo ano, a Coreia do Norte respondeu a esta manobra de confronto com o encerramento indeterminado das visitas ao complexo industrial de Kaesong. Dado que estes dois projectos são extremamente rentáveis para ambas as partes, em especial para as autoridades do Norte, que necessitam urgentemente dos dólares com que o Sul lhes paga, a Coreia do Norte convidou o governo de Seul para uma ronda de conversações destinadas a ressuscitar ambos os projectos. Seul exige que sejam tomadas medidas de reforço da segurança dos turistas. Inclusive exigem um advogado para os casos em que os turistas sejam acusados de violar as leis do Norte.
Seul exige ainda a colocação de uma equipa permanente na estância do Monte Keumgang, para assistir os turistas em caso de acidentes e os investidores nas áreas da segurança, qualidade das estruturas e assuntos administrativos. Estas medidas tinham sido já acordadas em 2008, mas nunca chegaram a ser implementadas.
Dada a natureza delicada dos temas em cima da mesa, bem como a habitual incerteza que caracteriza as posições norte-coreanas, serão realizados mais encontros até que um acordo seja alcançado. Tudo isto acontece na sequência de vários dias de muita tensão criada pelos exercícios militares que o Norte realizou no fim de Janeiro na costa oeste, um acto considerado provocatório pelas autoridades de Seul.