Santo antónio «contribuiu de modo significativo para o desenvolvimento da espiritualidade franciscana»
Santo antónio «contribuiu de modo significativo para o desenvolvimento da espiritualidade franciscana»Bento XVI dedicou a catequese desta quarta-feira, 10 de Fevereiro, à figura de Santo antónio de Lisboa. Dotado de grande inteligência, equilíbrio, zelo apostólico e fervor místico, antónio de Pádua ou – como também é conhecido – de Lisboa, contribuiu de modo significativo para o desenvolvimento da espiritualidade franciscana, sendo um dos santos mais populares da Igreja Católica, defendeu o Pontífice.
Em pleno ano sacerdotal, o Santo Padre propôs o santo português como modelo de pregador.como só uma alma que reza pode realizar progressos na vida espiritual, a oração era o objecto privilegiado da (sua) pregação, referiu o Pontífice. Peçamos que os sacerdotes e diáconos cumpram sempre com solicitude este ministério de anúncio e actualização da Palavra de Deus no meio do Povo de Deus, apelou.
Nos inícios do século XIII, crescia o número de pessoas insensíveis às necessidades dos pobres, referiu. E Santo antónio exorta continuamente a combater a inclinação à avidez, ao orgulho e à impureza, para praticar antes as virtudes da pobreza e da generosidade, da humildade e da obediência, da castidade e da pureza, lembrou o bispo de Roma.