Cerca de três mil crianças-soldados durante anos serviram exército rebelde maoí­sta. Esta segunda-feira, as últimas foram reintegradas na vida civil
Cerca de três mil crianças-soldados durante anos serviram exército rebelde maoí­sta. Esta segunda-feira, as últimas foram reintegradas na vida civilO último grupo de um total de três mil crianças-soldados, que serviram no exército rebelde maoísta do Nepal durante a década de guerra civil, foi desmobilizado e reinserido na vida civil, um movimento considerado pela Unicef como um marco no processo de paz no país.
Estes últimos 268 indivíduos, que foram libertados esta segunda-feira numa cerimónia em Rolpa, foram integrados ainda menores no exército maoísta, onde foram mantidos como os recrutas. Tinham permanecido em campos temporários durante três anos após a assinatura do acordo de paz que pôs fim ao conflito.
a inserção destes jovens, hoje, não é apenas um acto simbólico para o país, mas um marco para eles, homens e mulheres, que passaram os seus anos de formação dentro de uma estrutura militar, perdendo a capacidade crítica indispensável para a vida adulta, afirmou Gillian Mellsop, representante da Unicef no país.