Com 50 anos de idade, a ex-ministra do governo de óscar írias alcança a presidência da República de Costa Rica. Promete diálogo e melhorias em vários sectores
Com 50 anos de idade, a ex-ministra do governo de óscar írias alcança a presidência da República de Costa Rica. Promete diálogo e melhorias em vários sectoresLaura Chinchilla é a grande vencedora das eleições presidenciais de Costa Rica. Os resultados da segunda volta foram divulgados ontem à noite, 7 de Fevereiro. Trata-se da primeira mulher eleita presidente na história do país. Segundo o Supremo Tribunal de Eleições de Costa Rica, com 71,1 por cento das mesas de voto apuradas, a candidata já obtinha 46,8 por cento dos votos. Sucede a Óscar Árias, prémio Nobel da paz pela resolução de conflitos no continente americano.
a eleita reconheceu as grandes responsabilidades inerentes ao cargo. Prometeu dialogar com todos os partidos e sectores sociais, e empenhar-se na melhoria da área da saúde, educação e segurança nacional. Integrante do partido politico no poder, Partido de Libertação Nacional. Exerceu as funções de ministra e vice-presidente da República, durante o governo do anterior presidente.
a cientista política de 50 anos mostrou-se surpreendida com os resultados, que ultrapassaram as expectativas. agradeceu às candidatas adversárias, mulheres que contribuem para o crescimento do país. Desde 1990, trabalhou como consultora da américa Latina e África para diversas organizações internacionais, no sector da reforma judicial e segurança pública.