Já são conhecidos alguns a Prémio Nobel da Paz 2010. Um grupo de direitos humanos da Rússia, um dissidente chinês e a internet
Já são conhecidos alguns a Prémio Nobel da Paz 2010. Um grupo de direitos humanos da Rússia, um dissidente chinês e a internet a candidatura da internet foi proposta pela revista Wired italiana. O argumento é que a ferramenta trouxe avanços para o diálogo, debate e consenso completo da comunicação bem como a promoção da democracia. Shirin Ebadi, iraniana exilada e Prémio Nobel da Paz 2003 está entre os signatários da petição, adianta a Folha on line.
até final do mês de Fevereiro podem ser apresentadas as candidaturas aos Prémios Nobel. apenas os já laureados com este galardão podem apresentar uma inscrição. as inscrições e indicações são mantidas em segredo pelo Comité do Nobel, até ao final. alguns concorrentes são mesmo mantidos em segredo durante 50 anos. assim, as únicas pistas e indicações provêm de quem faz as nomeações.
Erna Solberg, líder do Partido Conservador da Noruega, indicou o grupo activista em direitos humanos Svetlana Gannushkina, com o qual trabalhou. Kwame anthony appiah, presidente do PEN american Center (organização de direitos humanos e literária) e professor de filosofia da Universidade de Princeton, disse ter nomeado Liu Xiaobo, dissidente chinês preso, pela sua distinção e princípios de liderança na área de direitos políticos e humanos e liberdade de expressão , adianta o site do PEN american Center . O governo chinês já pediu ao júri para anular a inscrição.