Na próxima semana, Marrocos e a Frente Polisário sentam-se à mesa para conversar. Ki-moon já pediu “discussões produtivas”
Na próxima semana, Marrocos e a Frente Polisário sentam-se à mesa para conversar. Ki-moon já pediu “discussões produtivas”as duas partes envolvidas na disputa do estatuto do território do Sara Ocidental concordaram com uma proposta das Nações Unidas para realizar o próximo conjunto de conversas informais no decorrer da próxima semana no Brasil. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, já veio encorajar as partes a fazerem progressos e instar a discussões produtivas, numa declaração emitida pelo seu porta-voz.
as negociações de 10 e 11 de Fevereiro – que se realizarão ao abrigo da Resolução 1871 do Conselho de Segurança, aprovada em abril do ano passado -, terão pequenas conversas informais, em preparação de uma quinta ronda de negociações, entre o Governo de Rabat e o movimento independentista da Frente Polisário.
Ban Ki-moon convidou-os a prosseguir o diálogo, congratulou-se por este acontecer sem pré-condições e pediu que saia uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável, que preveja a auto-determinação do povo do Sara Ocidental, o que não é desejado por Marrocos.