Mais de um bilião de pessoas passa fome no mundo. Trata-se de um aumento de nove por cento em relação ao ano passado, atingindo o nível mais elevado desde 1970
Mais de um bilião de pessoas passa fome no mundo. Trata-se de um aumento de nove por cento em relação ao ano passado, atingindo o nível mais elevado desde 1970 a frase de Gandhi (e que serve de título a esta notícia) convida à reflexão sobre a fome, neste calendário do ano europeu de luta contra a pobreza e exclusão social. Na reflexão efectuada para o segundo mês de 2010, Ramón Cazallas lembra que a cada 3. 6 segundos, uma pessoa morre de fome. Por dia, são vinte e quatro mil. 75 por cento são crianças menores de cinco anos.
E, no entanto, o mundo produz mais alimentos de quanto seria necessário para sustentar todos os moradores do planeta. Mesmo assim, há mil milhões de famintos, assinala o sacerdote.
Lembrando o caso de Zaqueu que partilhou a sua riqueza com os pobres, o missionário da Consolata defende que temos que socializar o ‘vou dar a metade dos meus bens aos pobres’. E enumera um conjunto de organizações que deveriam respeitar este citação do Evangelho: as multinacionais presentes nos países pobres onde ainda se morre de fome; alguns sistemas económicos selvagens que nesta crise económica estão a injectar dinheiro nos bancos e não em projectos em favor dos pobres; as corrupções económicas em sistemas políticos e em partidos que abraçaram a politica só para enriquecer sempre os os mesmos.
Neste calendário meditado, Ramón Cazallas comenta a frase que serve de mote para cada mês. O ideal seria que todos os meses a página correspondente pudesse ser lida em grupo de comunidades pastorais, movimentos ou vizinhos da mesma rua para reflectir sobre o tema e ver como certas situações se dão nos nossos ambientes e quais as soluções que podemos propor para melhorar e avançar nestes problemas que, às vezes, estão perto de nós, considera. Pode consultar o calendário aqui.