a legislação foi alterada e é, agora, mais especí­fica na sua definição de escravatura. a nível geral, registou-se menos vítimas, mas, em zonas mais desenvolvidas houve grandes aumentos
a legislação foi alterada e é, agora, mais especí­fica na sua definição de escravatura. a nível geral, registou-se menos vítimas, mas, em zonas mais desenvolvidas houve grandes aumentosEm 2009, as autoridades detectaram menos casos de trabalho escravo, no Brasil. De 5. 016 mil pessoas em, 2008, passou para 3571, no ano passado. a diminuição não prova contudo que o trabalho escravo tenha diminuído, adianta a agência adital. Há que ter em contra outros factores, como a crise financeira. as carvoarias [actividade que geralmente apresenta grande índice de trabalho escravo] quase pararam em 2009, recorda Sebastião Caixeta, membro da Coordenação Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério Público do Trabalho. Verificou-se também um aumento de casos em zonas até então pouco afectadas pela problemática.
O sudeste do Brasil, em particular o Rio de Janeiro, foi a região do Brasil onde foram detectadas mais vítimas de escravatura. Em 2009, foram resgatadas 521 pessoas, quando em 2008 eram apenas 43. Sebastião Caixeta acredita que a alteração da legislação terá influenciado o aumento de resgates em zonas mais desenvolvidas. Se antes, a escravatura só abrangia trabalhos forçados ou servidão, agora, a lei também envolve situações como dias exaustivos e condições degradantes no trabalho.
O Brasil celebrou, ontem, 28 de Janeiro, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Segundo a adital,para 2010, pretende-se investir ainda mais na prevenção, em particular do aliciamento das vítimas; e na fiscalização. ainda há um longo caminho a percorrer na luta contra a escravatura. apesar das acções de combate, alguns pontos importantes são esquecidos, tal como a proposta de expropriação de terras em zonas onde existe o problema. Contudo, o Brasil é considerado exemplo de país que reconheceu o problema e se articulou para combatê-lo, afirma o responsável.