Documento inédito revela que João Paulo II tinha carta de renúncia escrita. Livro começa a ser vendido a 28 de Janeiro, em Itália
Documento inédito revela que João Paulo II tinha carta de renúncia escrita. Livro começa a ser vendido a 28 de Janeiro, em Itália a carta escrita em 1989, até agora inédita, é publicada no livro Porque ele é santo, o verdadeiro João Paulo II. No documento expressava a sua vontade de renunciar ao pontificado, caso sofresse de uma doença incurável que o impedisse de exercer a actividade e ratificou a decisão em 1994.
O Papa tinha deixado a decisão final a um grupo de cardeais que nunca usaram a carta durante a sua longa doença. O relato é feito pelo polaco Slawomir Oder, postulador do processo de beatificação do Pontífice, e pelo jornalista Saverio Gaeta.
Outra das revelações efectuadas na obra é que o João Paulo II decidiu perdoar o turco Mehmet ali agca, alguns minutos depois do atentado de que foi vítima na Praça de São Pedro, em 1981, enquanto ainda estava na ambulância que o levou ao hospital. a obra torna pública a carta aberta que o Papa polaco escreveu a ali agca, em 1981.
Em 1994, quando estava prestes a completar 75 anos, idade na qual bispos e cardeais são obrigados a apresentar a sua demissão ao Pontífice, João Paulo II questionou se deveria aplicar essa norma ao seu caso. E por isso fez consultas a responsáveis da Secretária de Estado, colaboradores e amigos mais íntimos.
João Paulo II privava-se muitas vezes de alimentos e dormia frequentemente no chão, desalinhando os lençóis da cama de madrugada para que ninguém se apercebesse do seu acto de penitência, revela o livro. Em 19 de Dezembro de 2009, Bento XVI proclamou João Paulo II como venerável, primeiro passo rumo à santidade do pontífice polaco.
Para que o processo de beatificação seja concluído é necessário que o Vaticano confirme um milagre antes que João Paulo II seja canonizado. De acordo com os observadores, deverá acontecer a 16 de Outubro, data em que foi eleito Papa em 1978.