Cerca de três dezenas de pessoas foram punidas com a sentença de morte, por estarem envolvidas nos confrontos em Xinjiang, na China. Morreram 197 pessoas
Cerca de três dezenas de pessoas foram punidas com a sentença de morte, por estarem envolvidas nos confrontos em Xinjiang, na China. Morreram 197 pessoas a justiça chinesa condenou à morte quatro pessoas, envolvidas nos confrontos étnicos em Xinjiang, em Julho. Os arguidos foram julgados ontem pelo tribunal de Urumqi. além dos quatro condenados à pena capital, um foi condenado à pena de morte suspensae oito a prisão perpétua, informa a agência Lusa. até então, 26 outras pessoas foram punidas com a sentença de morte e nove já foram executadas.
Os confrontos na região autónoma do noroeste da China resultaram em 197 mortes e 1600 feridos. Grande parte das vítimas pertencia à etnia han. Em Xinjiang, a maioria dos habitantes são uigures muçulmanos. Queixam-se de discriminação em relação à comunidade han, maioritária na China. Uma manifestação pacífica acabou por transformar-se em actos de rebelião e violência contra passantes, estabelecimentos, veículos, entre outros. Os protestantes iugures exigiam a investigação do assassínio de dois cidadãos da mesma etnia, numa fábrica do sul da China. No país, pelo menos 1718 pessoas foram executadas, só em 2008.