O conflito entre o exército e grupos rebeldes afectam fortemente a vida das comunidades indígenas. 2009 foi trágico para essas populações. Em causa, estão interesses territoriais
O conflito entre o exército e grupos rebeldes afectam fortemente a vida das comunidades indígenas. 2009 foi trágico para essas populações. Em causa, estão interesses territoriaisO relator das Nações Unidas para as questões indígenas exorta os grupos armados colombianos a cessarem com o rapto de petizes indígenas. O objectivo é torná-los crianças-soldado. Num recente relatório, James anaya, aponta para os conflitos armados entre o exército e a guerrilha como uma das maiores ameaça às comunidadesautóctonesdo país. Mortes, violência sexual sobre mulheres e crianças, deslocamentos forçados e falta de alimentos, entre outras coisas. É evidente que a situação dos índios da Colômbia é agravada pelo conflito armado, declara no estudo, citado pela Survival, organizaçãoem defesa dosdireitos indígenas.
as populações aborígenes vivem em zonas de grande interesse estratégico para os grupos armados. Este é o grandemotivo das violências contra elas exercidas. O objectivo é forçar a sua deslocação, libertando assim os territórios que ocupam. O relatório denuncia ainda a passividade do governo, a fraca actuação da justiça, grandes projectos e a fumigação de plantações ilegais que danificou seriamente a saúde dos grupos autóctones e o ambiente em que vivem.