Já chegou a Port-au-Prince o grupo que vai reforçar a missão humanitária portuguesa no Haiti
Já chegou a Port-au-Prince o grupo que vai reforçar a missão humanitária portuguesa no HaitiEsta terça-feira, 26 de Janeiro, os bombeiros canarinhos vão terminar a instalação de um espaço de acolhimento para 700 pessoas. À chega à capital haitiana, a bagagem dos portugueses ficou retida e foi preciso improvisar nas dormidas, relata o enviado especial da TSF.
Há ainda trabalho para fazer, após a distribuição de kits de cozinha e higiénicos, é preciso instalar uma série de equipamento fundamental para as garantias mínimas de qualidade de vida das pessoas que serão abrangidas no nosso campo, explicou o comandante operacional da Protecção civil portuguesa no terreno, Elísio Oliveira.
Este segundo C-130 levou para o cenário das operações 15 toneladas de carga com material destinado a montar e equipar o campo de desalojados, equipamento para aumentar a capacidade do Porto Médico avançado do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da equipa médica da assistência Médica Internacional (aMI). O segundo avião transporta ainda medicamentos e 180 mil pastilhas purificadoras de água e seis toneladas de água engarrafada, comprada pela Embaixada de Portugal na capital venezuelana.
Desde 25 de Janeiro que 84 famílias começar a ocupar o acampamento para desalojados montado pela missão portuguesa na capital do Haiti, o Parc Colofer Delmas 33. a 200 metros deste acampamento, os médicos portugueses trabalham com as equipas da universidade de Miami, no hospital de campanha. ali estão internados mais de 300 doentes.
150 mil mortos e um milhão de desalojados é, para já, o balanço desta catástrofe provocada por um sismo de magnitude 7. 0 na escala de Richter, a 12 de Janeiro. Muitas outras réplicas já foram, posteriormente sentidas.