Encontrar as melhores soluções para o futuro do país destruído pelo terramoto é o objectivo de encontro em Montréal
Encontrar as melhores soluções para o futuro do país destruído pelo terramoto é o objectivo de encontro em MontréalUma reunião de emergência de doadores iniciou-se esta segunda-feira em Montréal, no Canadá, com altos responsáveis das Nações Unidas, ministros dos Negócios Estrangeiros de diversos países, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e outras agências internacionais a procurarem soluções para o futuro do Haiti, na sequência do catastrófico terramoto de dia 12.
a reunião dos amigos do Haiti tem como ponto central de debate a coordenação da ajuda aos países do Caribe, onde pelo menos 150 mil pessoas morreram e cerca de três milhões de haitianos foram severamente afectados pelo terramoto de magnitude 7. 0.
Os representantes das Nações Unidas propuseram uma nova maneira de coordenar os esforços de socorro para se garantir que a ajuda chega aos que dela necessitam. O esquema visa coordenar e integrar as vertentes política, humanitária e militar da resposta internacional ao terramoto, alvo de muitas críticas no terreno, por haitianos e jornalistas.