Os inquiridos preferem temáticas como a religião, cultura ou Política, ao desporto. Esta é uma das conclusões do estudo apresentado, em Fátima, que visa conhecer melhor o público
Os inquiridos preferem temáticas como a religião, cultura ou Política, ao desporto. Esta é uma das conclusões do estudo apresentado, em Fátima, que visa conhecer melhor o público a associação de Imprensa de Inspiração Cristã (aIIC) reuniu-se, na manhã de hoje, 22 de Janeiro, na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima. Entre outras questões, destaca-se a apresentação do relatório do inquérito aos leitores das publicações associadas da organização. as conclusões do estudo foram apresentadas por Rogério Santos, do Centro de Estudos de Sondagens e Opiniões, da Universidade Católica.
O inquérito reuniu 997 respostas. Permitiu um maior conhecimento sobre dados sócio-demográficos do público e suas preferências. Concluiu-se, então, que se trata de um público adulto. 35,9 por cento têm entre 46 a 65 anos; 46,1 por cento, mais de 65 anos. 42,7 por cento dos inquiridos tem habilitações literárias e, mais de metade,um rendimento mensal familiarsuperior a 1000 euros (63,8 por cento). Grande parte (40 por cento) têm acesso a internet e assegura que a publicação é lida pelo agregado familiar (média de três membros). Os leitores inquiridos afirmaram dar muita importância às temáticas, religião e cultura; pelo contrário, o desporto e a publicidade merecem pouca atenção.
Durante a reunião abordaram-se outros assuntos relevantes para os associados da aIIC. O Portal da Imprensa Regional; a Fundação Vox Populis, que estuda a relação entre os emigrantes portugueses e cultura do país; e a Visa Press, que se debruça sobre os direitos de autor em matéria de clipping, foram alguns deles. Foi ainda apresentado o plano de actividades, o relatório de gestão de contas 2009 e discussão de alguns artigos do âmbito religioso.