Em 2010, a organização investe na aproximação entre diferentes culturas do mundo. O prémio Sharjah reconhece o esforço de duas personalidades
Em 2010, a organização investe na aproximação entre diferentes culturas do mundo. O prémio Sharjah reconhece o esforço de duas personalidadesO prémio dedicado àcultura árabe foi atribuído ao poeta e calígrafo iraniano, Ghani alani, e à editora polaca, anna Parzymies. Será entregue pela directora-geral da UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura], Irina Bokova, na sede da organização, a 9 de Fevereiro. Os membros do júri, de diferentes nacionalidades, avaliaram 28 candidaturas de 21 países.
Ghani alani é reconhecido internacionalmente. O seu trabalhoestá exposto em todas as grandes capitais do mundo. O prémio responde ao esforço do autor em dar a conhecer ao público ocidental a arte da caligrafia árabe. anna Parzymies é especializada em cultura árabe. Dirige uma editora dedicada a esse sector e acompanhou a publicação de mais de 80 livros. O prémio reconhece o seu empenho na promoção da cultura árabe na Polónia.
O Prémio Sharjah é atribuído a personalidades ou instituições que se tenham destacado na difusão da cultura árabe pelo mundo, assim como na preservação do seu património cultural imaterial. Falamos portanto de aspectos como a dança, cânticos, e outras tradições de um povo. Foi aprovado pela UNESCO em 1998. É entregue, anualmente, desde 2003. Cada premiado receberá 30 mil dólares.