100 milhões de dólares impulsionam a resposta humanitária em situações de emergência que merecem apoios mas estão subfinanciadas
100 milhões de dólares impulsionam a resposta humanitária em situações de emergência que merecem apoios mas estão subfinanciadasCom os olhos do mundo postos no Haiti quase se esquecem outras crises humanitárias. Mas as Nações Unidas disponibilizaram esta segunda-feira cerca de 100 milhões de dólares (69,6 milhões de euros) para impulsionar a resposta humanitária em 14 situações de emergência que merecem apoios mas estão subfinanciadas. Estas emergências vão do afeganistão ao Iémen, onde as pessoas sofrem os efeitos da fome, desnutrição, doenças e conflitos.
as agências da ONU e os seus parceiros na Etiópia receberam a maior dotação, com 17 milhões de dólares (11,8 milhões de euros) do Fundo Central de Resposta de Emergência, com a República Democrática do Congo (RDC), em segundo lugar, a receber aproximadamente 16 milhões (11,1 milhões).
O Fundo também destinou 11 milhões de dólares (7,6 milhões de euros) para o afeganistão, dez milhões (6,9) para o Quénia, oito milhões (5,6) para a Coreia do Norte, sete milhões (4,9) para o Chade e Iémen, seis milhões (4,2) para o Níger, e três milhões (2,08) para cada um de quatro países – Colômbia, Eritreia, Filipinas e Haiti. Mais dois milhões (1,4) foram alocados para ajudar a responder às necessidades humanitárias na Guiné.