a empresa CGF Suez foi nomeada para um prémio pela sua forte participação na degradação da floresta amazónica.organizações alertam para riscos sócio-ambientais
a empresa CGF Suez foi nomeada para um prémio pela sua forte participação na degradação da floresta amazónica.organizações alertam para riscos sócio-ambientaisUma multinacional francesa ficou classificada entre as mais irresponsáveis no plano ambiental. a CGF Suez foi nomeada para o prémio Public Eye awards’ 2010, entregue anualmente às empresas que menos respeitam a natureza. Em causa, está a polémica construção de uma barragem na amazónia brasileira.organizações da sociedade civil do Brasil, França e Estados Unidos da américa manifestaram-se contra a obra, numa carta dirigida ao presidente do grupo, revela a Survival Internacional, organização pela defesa dos direitos indígenas. Denunciam os graves impactos sócio – ecológicos da barragem de Jirau, no rio Madeira.
Os signatários acusam a multinacional de falta de vigilância, desprezo pelos direitos humanos e pelo meio ambiente. O projectopõe em risco a sobrevivência de comunidades de índios isolados. além de ameaçar centenas de espécies de peixe, vai acelerar a degradação da floresta que já se faz sentir. Os indígenas serão obrigados a deslocar-se para outros territórios, ficando mais expostos a doenças contra as quais não são imunes.
as organizações acusam o governo francês de ser parcialmente responsável, por deter 36 por cento da empresa. Um facto condenado pelo director da delegação francesa da Survival. É escandaloso que o governo francês invista fundos públicos numa empresa que é, vergonhosamente, responsável pela destruição de um importante rio amazónico e de uma região excepcionalmente rica em biodiversidade, considera Jean-Patrick Razon. Uma cópia da carta foi enviada ao presidente Nicolas Sarkosy, e membros do governo francês.