Começam a surgir os primeiros episódios de violência. Teme-se que o número de mortos chegue a meio milhão. O arcebispo da capital é uma das vítimas mortais
Começam a surgir os primeiros episódios de violência. Teme-se que o número de mortos chegue a meio milhão. O arcebispo da capital é uma das vítimas mortaisO arcebispo de Port-au-Prince faleceu na sequência do violento sismo que assolou o pequeno país das Caraíbas. Joseph Serge Miot foi encontrado morto nas ruínas do gabinete da arquidiocese. Port-au-Prince está completamente devastada. a catedral, o arcebispado, todas as grandes igrejas e todos os seminários reduziram-se a um monte de escombros, afirmou o núncio apostólico, Bernardito auza, citado pela Rádio Vaticano.
ainda não se pode avançar números concretos sobre o número de vítimas. Contudo, os dirigentes do país receiam que possa haver até meio milhão de mortos. OHaiti prepara-se para enfrentar uma grave crise humanitária. Está neste momento muito dependente de ajuda internacional, pois não têm meios próprios para responder a tamanha tragédia. Temem-se surtos de doenças epidémicas, como a dengue. Registam-se os primeiros casos de pilhagem e receia-se umaumento da violência. as equipes de organizações humanitárias, acabadas de chegar ao terreno, sentem-se impotentes perante a catástrofe.
a Cruz Vermelha Internacional esforça-se para reunir famílias separadas pelo terramoto. a organização anunciou, hoje, a criação de um site para ajudar milhares de pessoas, dentro e fora do país, a restabelecerem o contacto com os seus familiares. Nele poderá ser registado o nome das pessoas desaparecidas e outro tipo de informações. O site vai ser gerido pela Cruz Vermelha e outras organizações do Haiti.