Estima-se que no país já haja 200 mil refugiados, que não podem regressar às suas casas. Capacidade de ajuda está no limite
Estima-se que no país já haja 200 mil refugiados, que não podem regressar às suas casas. Capacidade de ajuda está no limiteMilhares de pessoas continuam a fugir depois dos últimos combates entre forças governamentais e tropas rebeldes na província de Sa’ada, no Norte do Iémen. a guerra chegou ao sexto mês sem que haja perspectiva dos deslocados regressarem as suas casas, como explicou a agência de refugiados da ONU, que em Dezembro estimava em 175 mil o número de pessoas que abandonaram os seus lares, temendo que o número já seja mais elevado.
agora estimamos que umas 200 mil pessoas tenham sido deslocadas pelo conflito no Iémen desde 2004, incluindo os deslocados pela mais recente escalada, que eclodiu no início de agosto do ano passado, afirmou o porta-voz do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), andrej Mahecic.
O mais recente afluxo de pessoas deslocadas internamente – muitos têm chegado às províncias de Hajjah e amran, no Noroeste – está a pôr em causa a capacidade de acolhimento (que já se encontra nos limites) e a esgotar os recursos para ajuda na região, esclareceu o aCNUR.