a retenção de uma maior quantidade de carbono nos solos contribui para o combate das alterações climáticas. Melhora ainda a produção agrí­cola, combatendo a insegurança alimentar
a retenção de uma maior quantidade de carbono nos solos contribui para o combate das alterações climáticas. Melhora ainda a produção agrí­cola, combatendo a insegurança alimentarOs prados tem um vasto potencial, ainda por explorar, na redução do aquecimento global, absorvendo o dióxido de carbono. a afirmação é lançada pelo Organização das Nações Unidas para a agricultura e alimentação, num relatório divulgado hoje. O estudo introduz um novo elemento: a função das planícies, campos e pastos no combate aos problemas do clima. Estes podem tornar-se mais importantes que as próprias florestas, adianta a organização. Os prados representam 30 por cento da superfície da terra sem contar com os glaciares e 70 por cento dos campos agrícolas.
O mundo deverá utilizar todos os recursos disponíveis para manter o aquecimento global do planeta nos dois graus célsius. a agricultura e exploração dos solos podem minimizar as emissões de gases com efeito estufa, através de técnicas especializadas. Entre outras medidas, pede-se uma melhor gestão dos solos de forma a restaurar a matéria orgânica dos solos, reduzir a erosão e diminuiros prejuízosdos incêndios. É necessário ainda ultrapassar obstáculos sociopolíticos e económicos como a privatização de propriedades e promover o acesso a apoios financeiros.
a retenção de dióxido de carbono (CO2) na terra, além de combater o aquecimento global, pode melhorar a agricultura e ajudar quem vive no campo a adaptar-se às alterações climáticas. O suplemento de CO2 contribui para o armazenamento de água nos solos e aumenta a capacidade deresistência aos períodos de seca.